Cartão Suica/Pasmo

Os cartões Suica e Pasmo são cartões pré-pagos criados para o pagamento dos diferentes meios de transporte em Tóquio e em parte do Japão.

Embora a princípio ambas fossem independentes (Suica da Japan Rail e Pasmo de outras companhias), atualmente elas são compatíveis e podem ser recarregadas e usadas nos mesmos lugares.

Fora de Tóquio, o cartão Suica é aceito em mais lugares, por isso é a melhor opção para os viajantes que vão a outras partes do Japão.

Preço

Para adquirir o cartão Suica você deve pagar 1000 ienes, mais o valor que você deseja recarregar. Desses 1000 ienes, 500 já são de créditos e os outros 500 são devolvidos ao cliente se ele efetuar a devolução do cartão no final da viagem.  Se na hora de devolver o cartão também tiver saldo sem utilizar, esse saldo será devolvido uma vez descontados os 210 ienes em conceito de gestão.

Já o cartão Pasmo custa 500 ienes, mas esse valor não é devolvido se o cliente entregar o cartão no final da viagem.

Onde comprar?

Você pode adquirir estes cartões nos escritórios da Japan Rail (Suica) ou nos de outras companhias de trens (Pasmo).

Não só para o transporte

Com o passar do tempo, o cartão Suica/Pasmo foi substituindo progressivamente o dinheiro em papel. Atualmente você pode pagar com esses cartões em máquinas expendedoras, lojas e alguns restaurantes próximos às estações.