Onde comer em Tóquio

Onde comer em Tóquio

Você vai perceber rapidamente que os japoneses adoram comer. Tóquio é uma cidade cheia de restaurantes, muitos deles abertos durante todo o dia.

As lojas 24 horas também têm diversos produtos pré-preparados e oferecem a possibilidade de cozinhar ou esquentar alguns dos pratos que vendem (noodles, arroz ou massa).

Gastronomia japonesa

Sem ser tão milenar como a chinesa nem tão disputada quanto a francesa, a gastronomia japonesa está cada vez mais presente em mais países e ganha novos adeptos a cada dia.

Entre os pratos mais importantes da cozinha japonesa estão:

  • Sushi: Arroz cozido preparado com diferentes ingredientes. O mais habitual é que esteja acompanhado de peixe cru, embora não seja a única variedade.
  • Sashimi: Poderia ser definido como carpaccio de peixe cru.
  • Ramen: Sopa de massa japonesa. A sopa pode ser de diferentes tipos (sal, soja, misso) e pode ter diferentes acompanhamentos (frango, porco, ovos, etc).
  • Okonomiyaki: Alguns o comparam com a pizza. O Okonomiyaki é uma massa de vários ingredientes preparados na frigideira.
  • Yakitori: Embora tradicionalmente tenha sido um espeto de frango preparado na grelha, atualmente podemos encontrar yakitori de carne, peixe, frutos do mar e outros ingredientes.
  • Gyoza: Espécie de pastel feita no vapor, similar ao Dim Sum chinês.
  • Yakisoba: Massa frita com diversos ingredientes, como legumes, carne, frango e camarão.
  • Teriyaki: Mais do que um prato, é uma técnica de preparo. Tem um sabor doce e é servido com vários ingredientes.
  • Tempura: Vegetais, frutos do mar ou carne frita com um suave empanado.
  • Fugu: O famoso peixe globo, caro e venenoso, só pode ser consumido em lugares autorizados.

Orçamento

Comer em Tóquio e, no Japão em geral, pode ser surpreendente econômico. Na maior parte dos postos de rua, você vai encontrar pratos a partir de 600 ienes e, acredite, um prato é mais do que suficiente para quase todo mundo.

Além do preço baixo dos pratos, em todos os restaurantes servem chá e água grátis. Por outro lado, não esqueça que você deve deixar gorjeta.

É claro que se você tiver disposto a gastar, em Tóquio você encontrará centenas de restaurantes de alto nível.

Melhores zonas para comer

Se em outras cidades recomendamos zonas da cidade para comer determinado prato ou com um orçamento específico, em Tóquio não podemos dizer que haja zonas determinadas. Em qualquer região da cidade você vai encontrar lugares muito similares. Se você quer o mais típico, o melhor sushi é servido nos arredores do Mercado Tsukiji. Se você quer “se arriscar”, você pode provar o Fugu em Shinjuku.

Fast Food

Se você cansar de comida japonesa e não tiver muito tempo, no Japão também há muitos restaurantes de fast food. Restaurantes locais que concorrem com o McDonad’s e o Burger King são: Lotteria (nosso preferido), First Kitchen (além de hambugueres, servem massa e outros pratos bastante gostosos) e Mos Burger (o menos recomendado do três).

Caixas Bento

As caixas Bento são caixas de comida para levar. É muito habitual que ao viajar de trem os japoneses levem sua comida.

Os preços das caixas Bento são bem econômicos e você pode comprar caixas por a partir de 500 ienes. A maior parte dos mercados e a grande maioria dos restaurantes vende comida para levar.