Metrô de Tóquio

Atualmente a rede de metrô tem 13 linhas e transporta mais de 8 milhões de pessoas todos os dias.

Plano de transporte de Tokio
Mapa de transporte de Tóquio

O metrô de Tóquio é, junto com a linha Yamanote, a forma mais rápida de se deslocar pela cidade e arredores. A pontualidade de a frequência dos trens é um modelo a seguir para o resto do mundo.

A construção do metrô de Tóquio começou em 1925 e sua primeira linha abriu em 1927, conectando Asakusa e Ueno.

É complicado?

Embora ao ver o mapa de transportes de Tóquio se possa pensar que utilizar o metrô é impossível, é quase tão fácil como em qualquer cidade. A única diferença que há entre o metrô de Tóquio e o de outras cidades é que nele há duas redes diferentes operadas por duas companhias independentes: Tokyo Metro e Toei.

O fato de que sejam duas redes de metrôs diferentes implica em que as passagens de uma rede não valem para a outra, embora seja possível adquirir passagens combinadas com um pequeno desconto.

Tarifas

O preço da passagem varia em função da distância percorrida:

  • De 1 a 6 km: 170 ienes.
  • De 7 a 11 km: 200 ienes.
  • De 12 a 19 km: 240 ienes.
  • De 20 a 27 km: 280 ienes.
  • De 28 a 40 km: 310 ienes.
  • Passagem diária do Tokyo Metro: 600 ienes.
  • Passagem diária de Toei: 700 ienes.
  • Passagem diária para as duas redes de metrô: 800 ienes.

Adquirindo as passagens simples de 10 em 10 se obtém uma passagem adicional. As crianças têm um desconto de 50% em todas as tarifas.

Que passagem comprar?

Exceto se você não for usar muito o metrô, por preço e comodidade, a melhor opção é adquirir as passagens diárias. Se o seu hotel não está perto de alguma linha Toei, comprando a passagem de 600 ienes de Tokyo Metro, você poderá chegar a todos os pontos turísticos.

Como comprar uma passagem simples?

Se você quer comprar passagens simples, você tem que procurar seu destino final nos mapas da estação. Ao lado nome de cada estação, você vai ver o preço do trajeto. Nas máquinas automáticas, você deve clicar na tecla desse valor e introduzir o dinheiro.

Para evitar este processo e não ter que perder tempo em cada trajeto, sempre é interessante comprar um cartão Suica/Pasmo.

Curiosidades

O metrô de Tóquio tem seus pontos positivos e negativos. Entre as melhores estão a qualidade do serviço e a estranha tranquilidade que se respira, apesar das milhares de pessoas que te rodeiam. Assim como nos trens, é proibido usar o telefone e os japoneses cumprem essa lei, sendo extremamente silenciosos e respeitosos.

O pior do metrô de Tóquio é o pequeno tamanho de algumas estações e a falta de escadas rolantes e elevadores em grande parte delas.