Linha Yamanote

Os trens que circulam pela linha Yamanote medem aproximadamente 200 metros de comprimento e passam com uma frequência que varia entre 2 e 4 minutos.

Plano de transporte de Tokio
Mapa do transporte de Tóquio

A linha Yamanote é uma linha circular de trem elevado operado pela companhia Japan Rail. O tempo de dar uma volta completa na cidade (35 quilômetros) é de aproximadamente uma hora.

A linha é composta de 29 estações e seus primeiros trechos começaram a operar em 1885, 40 anos antes que o metrô. A cada dia mais de 3,5 milhões de pessoas utilizam esse serviço.

Tarifas

Assim como no metrô, o valor da linha Yamanote varia dependendo da distância do trajeto. O custo de um trajeto oscila entre 150 e 260 ienes, sendo a tarifa mais habitual a de 160 ienes.

Como comprar uma passagem simples?

Se você quer comprar passagens simples, você tem que procurar seu destino final nos mapas da estação. No lado do nome de cada estação você vai ver o preço do trajeto. Nas máquinas automáticas, você terá que clicar a tecla desse valor e introduzir o dinheiro.

Por comodidade, se você vai estar vários dias em Tóquio, o melhor é adquirir um cartão Suica ou Pasmo.

Metrô ou Linha Yamanote?

O certo é que, para chegar aos pontos mais importantes de Tóquio, a linha Yamanote cumpre sua função perfeitamente. A frequência, a velocidade e a comodidade de não ter que descer até o metrô fazem com que seja nosso meio de transporte preferido.

O lugar mais importante ao qual o trem não chega é Roppongi.