Mercado de Tsukiji

O Mercado de Tsukiji é o maior mercado de peixe do mundo e, com o passar do tempo, se tornou uma das visitas mais especiais de Tóquio.

Vendo as cifras, ele é ainda mais surpreendente. A cada dia este mercado movimenta quase 3.000 toneladas de peixe, quase 90% do total dos três grandes mercados de Tóquio.

Em Tsukiji são comercializadas mais de 450 espécies diferentes de peixes e frutos do mar. Você vai se surpreender.

História

A história do mercado de peixe começa no século XVI, quando Tokugawa Ieyasu, primeiro xogum do xogunato Tokugawa, fez de Edo a capital do Japão.

Tokugawa Ieyasu levou pescadores de Osaka para que fornecessem peixes ao Castelo de Edo. Esses pescadores começaram a vender os excedentes nos arredores da ponte Nihonbashi, dando origem ao chamado Uogashi.

Devido ao crescimento da população e, consequentemente, da demanda, as pequenas barracas de Uogashi foram transformados em um mercado. O Xogum criou sua própria rede de distribuição e começou a construir uma grande riqueza. Durante o mandato de Meiji foram abolidos os privilégios dos grandes atacadistas.

Com o tempo foram surgindo diversos mercados que em 1923 tiveram o mesmo fim: o Grande Terremoto de Kanto de 1923 destruiu mais de 20 mercados.

O Mercado de Tsukiji foi concebido para ser o mercado central de Tóquio.

O leilão de atuns

Se há algo no Mercado de Tsukiji que chama a atenção dos viajantes do mundo inteiro é o leilão de atuns. Todos os dias, entre as 5:00 e as 6:15 da manhã são leiloadas toneladas de atum recém-pescado(e congelados).

No leilão de atuns você pode ver a inspeção dos taxadores, o leilão em si e a “vida restante” do atum, onde o buscam e o levam para cortar.

Quando visitar?

Devido à hora inconveniente em que acontece o leilão de atuns, nós sugerimos dois momentos para fazer a visita: no dia seguinte ao voo, aproveitando o jet lag; ou o dia que você for pegar o trem para Kyoto, um bom trajeto para dormir duas horas.

Como recomendação, não use chinelos nem saltos, porque você já deve imaginar como fica o chão.

Para os amantes de sushi

Todos os japoneses concordam com algo: o melhor lugar para comer sushi é nos arredores do Mercado de Tsukiji. Nos arredores do mercado você vai encontrar restaurantes abertos das 5 da manhã até o meio-dia.

Horário

O leilão de atuns acontece das 5:00 às 6:15 da manhã.

Preço

Grátis.

Transporte

Metrô: Tsukiji, linha Hibiya (h).
Para ir ao leilão de atuns, você terá que ir de táxi.

Lugares próximos

Ginza (984 m)
Roppongi (3.3 km)
Odaiba (3.9 km)
Akihabara (4.2 km)
Museu Edo-Tokyo (4.4 km)